Check-up odontológico

Sim, nossos dentes também precisam passar por uma avaliação periódica. No check-up o dentista faz uma avaliação visual das partes moles (língua, bochechas, garganta e gengivas); avaliação da mordida e da articulação mandibular; pesquisa de bolsas que podem ter se formado entre os dentes e as gengivas (problemas periodontais); e perguntas ao paciente sobre sintomas recentes, entre outras medidas. Essa medida é essencial para garantir um sorriso bonito e saudável por muito mais tempo.

Aliado da saúde bucal

Estudos comprovam que os dentes representam apenas 25% da superfície da boca e que os outros 75% (céu da boca, mucosas e gengivas) recebem poucos benefícios da escova e do fio dental. Daí a importância do uso do antisséptico bucal diariamente. Mas na hora de escolher o seu, atenção! Há os que apenas refrescam o hálito e os que realmente exterminam as bactérias responsáveis pelo mau hálito. O recomendado é que seja feito bochecho com 20 ml por 30 segundos, duas vezes ao dia.

Dente envelhecido? Nada disso!

Eles são banhados constantemente pela saliva, que funciona como uma solução remineralizante natural, rica em cálcio, fósforo e flúor, substâncias que mantêm o esmalte liso, homogêneo e livre de microporosidades. Mas se não realizarmos a higiene bucal adequada (leia-se escovação correta e uso de fio-dental e enxaguatório bucal), a saliva tende a ficar mais ácida, perdendo suas substâncias minerais. Portanto, capriche na higiene bucal para que o esmalte não perca substâncias minerais diariamente e consequentemente os dentes fiquem bonitos e brilhantes sem aquele aspecto envelhecido.

Fonte: Revista Plática & Beleza