Aparelhos Ortodônticos Falsos – Risco a Saúde

Uma nova moda entre os jovens, o uso de aparelhos ortodônticos falsos, representa grande risco a saúde oral. Encontrado facilmente em camelôs ou nas redes sociais, os chamados “aparelhos diferenciados” podem causar danos irreversíveis, como a perda dos dentes ou até a morte, alertam os especialistas.

Em uma rápida busca pela internet podemos encontrar, sem nenhuma dificuldade, anúncios de vendas desses aparelhos; os preços baixos e a grande variedade de cores são os principais atrativos para os jovens, que nem sempre necessitam do uso de aparelhos.

Essa prática, que é novidade no Brasil, já é antiga em alguns países asiáticos, onde os aparelhos tem preços elevados e são considerados um símbolo de status; a invenção fashion já foi relacionada a duas mortes na Tailândia, o que levou o governo do país a proibir o uso do acessório.

Os perigos para tal prática são muitos, enumeramos alguns desses riscos:

1. O uso de cola extraforte, para fixação do aparelho, pode causar lesões na mucosa da boca, por se tratar de um produto tóxico;

2. Por não ser colocado por especialista, o aparelho não é fixado de forma correta. Falta de precisão na direção, intensidade e quantidade pode fazer com que o dente se movimente erroneamente;

3. Os ferrinhos falsos podem causar ferimentos na gengiva;

4. A raíz pode amolecer, fazendo com que o dente caia;

5. O uso de produtos sem procedência pode levar à morte, como aconteceu na Tailândia.

Em nota, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) se posicionou em sinal de alerta e pediu para que as pessoas não comprem o produto, sem a indicação de médico.